quarta-feira, 31 de maio de 2017

Teoria triangular do Amor - Robert Sternberg

A teoria triangular do amor visa explicar o fenômeno complexo que é o amor e os relacionamentos amorosos. Esta teoria proposta pelo psicólogo Robert Sternberg descreve os diferentes elementos do amor.


 Paixão: um forte desejo sexual ou romântico, acompanhado de uma tendência a buscar a união física e emocional com o outro.

 Intimidade: Conhecer o outro e confiar no que ele sente, no que faz e em como ele é. Proximidade e preocupação com o seu bem estar. A intimidade engloba os sentimentos de apego, proximidade e vínculo.

Compromisso: vontade de manter um vínculo e senso de responsabilidade. Permanecer com a outra pessoa e compartilhar sonhos e conquistas. Desejo de permanecer leal a outra pessoa e ficar em um relacionamento a longo prazo.

Como opinião pessoal, acho que é difícil encontrar a plena sintonia entre casais, no entanto não é impossível.  A maioria dos casais afirma que ao longo do tempo a paixão acaba, bem como, com o passar do tempo é difícil encontrar uma simetria entre os dois no que requer ao compromisso, uma vez que as mulheres esperam um maior nível de compromisso, enquanto que os homens não. Mas tudo isto é apenas um estudo.


Possíveis combinações dos elementos

"O coração humano é um instrumento de muitas cordas; o perfeito conhecedor dos homens sabe vibrar todas elas como um bom músico”.
Charles Dickens

Psicologia
Diana Rocha



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue